Como era a vida quotidiana em Portugal na época de Lewis Carroll? 


BIOGRAFIA DE LEWIS CARROLL

O autor da história Alice no País das Maravilhas foi Lewis Carroll. Bem... na verdade foi Charles Lutwidge Dodgson. Parece esquisito, não parece? É que o senhor Charles usou um pseudónimo, ou seja, inventou um nome para si próprio e usou-o quando publicou esta história. É muito comum os escritores procederem assim. Seja como for, vamos respeitar o seu desejo e vamos tratá-lo por Lewis Carroll.

Era inglês, o senhor Lewis. Nasceu em 1832 e foi o primeiro filho de uma família com onze crianças! Com tantos irmãos mais novos, não admira que fizesse espectáculos de marionetas e truques de magia para os entreter. Devia ser bem divertido vê-lo, não achas? Nesses serões animados, também costumava ler alguns poemas escritos por ele. Conforme vês, o seu gosto pela escrita começou cedo.

Foi no dia 4 de Julho de 1862 que a história da Alice "nasceu".  Lewis Carroll tinha, então, 30 anos.  Nesse dia, resolveu ir a um piquenique a Godstow Lock. Levou consigo as três filhas de um amigo. A viagem foi feita de barco e, para entreter as meninas, Lewis Carroll   contou-lhes a história da Alice no País das Maravilhas. E sabes quem era a Alice? Era uma dessas meninas!


Manuscrito das Aventuras de Alice no mundo Subterrâneo, ilustrado por Lewis Carroll.

A Alice -  a verdadeira, não a da história - ficou encantada e pediu-lhe que a escrevesse. Ele assim fez. Em Fevereiro do ano seguinte estava escrito o primeiro esboço da história, - então com o nome As aventuras de Alice no mundo Subterrâneo - e ilustrada pelo próprio autor.

A história acabou por ser publicada em 1865, mas com ilustrações a preto e branco realizadas por John Tenniel. Lewis Carroll escreveu ainda outras histórias para crianças, como por exemplo Do outro lado do espelho. Porém, não há dúvida nenhuma que Alice no País das Maravilhas foi, ao longo destes anos todos, a preferida das crianças e dos adultos: está traduzida em muitíssimas línguas!

Lewis Carroll não foi apenas autor de livros infantis. Foi também um matemático e escreveu muitas obras sobre diversos aspectos desta ciência.

Morreu com 66 anos, no dia 14 de Janeiro de 1898.



Bibliografia:

Alice in Wonderland